Blog

Agosto: Mês da Primeira Infância!

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de uma saúde mental sólida, pois é quando várias faculdades do cérebro estão sendo definidas. Por isso, iniciativas de promoção da saúde mental nas escolas são essenciais e não devemos nos esquecer da importância de começar esse trabalho desde a primeira infância.

Programas de educação parental em disciplina positiva são, por exemplo, ferramentas muito boas para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades socioemocionais que podem prevenir futuros transtornos mais graves de saúde mental.

Habilidades e competências como resolução de problemas, autoconhecimento sobre as emoções, saber dizer não, autocontrole em momentos de raiva, empatia e capacidade de se adaptar a mudanças são fundamentais para um adulto saudável do século XXI e devem ser ensinadas nos primeiros anos de vida das crianças.

Por fim, vale lembrar que oferecer ambientes seguros, com apoio emocional e estímulos adequados também ajuda a diminuir a criminalidade futura, uma vez que incentiva a redução de comportamentos agressivos. Sendo assim, este esforço em conjunto entre família e escola torna-se a base para uma sociedade mais equilibrada e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima